88.ª Feira do Livro de Lisboa 2018
- 4 de jun. de 2018
- 4 min de leitura
Bom dia leitores.
Hoje trazemos a nossa aventura na 88.ª Feira do Livro de Lisboa.
Embora tenha sido a 88.ª feira, só este ano descemos à capital para passear e desfrutar desta feira. Neste post vamos mostrar-vos se valeu a pena e o que trouxemos de lá.
Chegámos à feira perto da 11h30 da manhã e constatámos que havia realmente muito para ver. Assim, decidiu-se que se daria uma primeira volta para avaliar o que de interessante havia - falamos dos preços, claro - e marcar os locais onde queríamos voltar.
Foi interessante ver que a organização colocou à entrada, junto à rotunda do Marquês, expositores com a história da Feira do Livro de Lisboa e ilustrado com fotografia da época.
Percebemos que já na altura a intenção era promover a literacia e a alfabetização através da "propaganda da instrução e educação pelos livros", como afirmou o então presidente, o General Óscar Carmona.
Pois, em 1931 o país tinha taxas de analfabetismo elevadas - 60%. Ainda assim, verificava-se uma grande adesão e uma massa de gente a envolver as então poucas "barracas" de livreiros.
Deixamos aqui algumas fotos:
Podemos dizer que para visitar todos os stands e avaliar as promoções que por ali andam demorámos cerca de duas horas.
Não deixa de ser um passeio agradável - por acaso apanhámos bom tempo - e com livros à mistura, melhor.
Mas, perguntam, valeu a pena?
Devemos dizer que os preços não estavam, em 85 a 90% dos casos, muito apetitosos. Os descontos andam à volta dos 10/20% o que, hoje em dia, já encontramos nas livrarias e nos site de venda online (wook, bertrand, etc).
Por isso, verificámos que havia muitos livros que queríamos mas que ainda não compensava adquirir, pois os preços ainda estavam elevados.
Ainda assim, encontrámos algumas oportunidades interessantes embora, aqui e ali, fosse preciso procurar bem nos stands e perder algum tempo de volta dos inúmeros livros expostos.
Destacamos, por exemplo, que a Edições Saída de Emergência facilitou imenso o trabalho ao colocar, pelo menos, dois pontos com a indicação de que havia livros a €5, isso permitiu-nos identificá-los rapidamente e conseguir escolher ou avaliar se algum nos interessava.
Por outro lado, temos a Editorial Presença que também tinha livros a preços entre os €4,50/5 mas, no entanto, estavam todos misturados e sem indicação do grande desconto. Isto poderá ter levado a que muitas pessoas não tenham parado para adquirir, uma vez que bastava puxar um livro (só tinham a lombada à mostra) e poderia este ter um preço de, por exemplo, €14, no entanto, poderia logo ao lado estar um a €4,50.
Esta situação obrigou-nos a estar sempre de olhos bem abertos e a avaliar as propostas.
Acabámos por apenas adquirir um livro que queríamos para breve e que estava com um bom preço. De resto, trouxemos livros de oportunidade de autores que gostamos e que há muito já tínhamos na lista dos desejados (os desejados para um dia e não os desejados imediatos :D ). Trouxemos ainda um ou outro que não estava sequer pensado ou imaginado e que surgiu mesmo como oportunidade.
Acabámos por só nos lançar nas compras depois do almoço. Retemperámos forças fora do recinto, a parte alimentar ainda nos pareceu necessitar de algo mais. Oferecendo comida rápida e de satisfação imediata. Destacamos os vários pontos de gelados, para dias quentes, é bem pensado.
À tarde demorámos algum tempo a recolher todos os livros que nos tinham ficado debaixo de olho, embora acabássemos por não trazer todos quanto inicialmente prevíamos (não havia mãos suficientes :D )
Não conseguimos ficar para as apresentações mais tardias pois ainda havia uma viagem pela frente de regresso a casa.
Mas chegados ao destino, eis que nos esperava a inspectora das compras, como vos mostramos aqui e fomos retratando ao longo do fim da tarde de domingo:
Gostámos do passeio, há livros de oportunidade, embora a maioria dos livros ainda não apresentem grandes descontos para quem tem listas grandes de desejados.
Desta visita, não gostámos do pavimento do recinto, é calçada, sim ok, mas havia buracos no chão, onde a calçada cedeu e quase caíamos. Não só nós como assistimos a várias pessoas que também iam caindo. A organização falhou aí. Deveriam ter assinalado essas ocorrências ou tê-las tapado com vasos, por exemplo.
Deixamos agora os livros que trouxemos e os seus preços:

€5 Arcádia

€4,95 - Editorial Presença

€0,50 Distribuidora Europress

€5 Edições Saída de Emergência

€0,50 Distribuidora Europress

€5 Arcádia

€5 Edições Saída de Emergência

€0,50 Distribuidora Europress

€9 Portugalmundo (um livro que estava nas nossas memórias de infância e que queríamos muito)

€5 Arcádia

€5 Arcádia

€5 Edições Saída de Emergência

€5 Edições Saída de Emergência
Ainda trouxemos o livro "Enxofre" e só hoje reparámos que já temos este livro com esta capa que ora mostramos, vamos trocá-lo no Trocakioske :D . Trouxemo-lo pois a capa que vimos era diferente e não reparámos.

Foi assim o nosso dia de compras. Para quem ainda não foi, desejamos um bom dia, com boas oportunidades.

































Comentários