top of page

Opinião: "O Diário do Manzarra", João Manzarra


"O Diário do Manzarra"

de João Manzarra

Bom dia leitores, hoje trago mais uma opinião. Desta vez um livro humorístico.

No passado fim-de-semana, o tema do Clube de Leitura "Conversas Livrásticas" foi precisamente a apresentação de um livro de humor que tivéssemos lido.

Este não é um tema que abunde ou mesmo habite na minha estante, por isso, fui passear a uma livraria e de entre a parca oferta de livros de humor arrisquei naquele que me fez torcer mais o nariz. Porquê?

Confesso que não sou admiradora do trabalho televisivo do apresentador João Manzarra, ou talvez não seja admiradora do personagem que eventualmente ele crie em televisão. Não é um apresentador que me prenda ao ecrã.

Mas, quando vi o seu livro pensei que talvez como escritor de textos humorísticos me conquistasse e fosse uma agradável surpresa. Acabei por adquirir este "O diário do Manzarra".

Li-o em pouco mais de meia hora. E, confesso, não me conquistou.

Primeiro, porque de Manzarra só o nome.

Se lermos a ficha técnica ficamos a saber - só reparei depois de já ter comprado, uns dias depois, e quando comecei a ler - que nem as ilustrações nem o texto são de João Manzarra. O que me leva a pensar que só deu o nome/imagem ao livro.

Poderão dizer-me que terá contado as suas peripécias ao autor do texto, e este, por sua vez, pegou nelas e escreveu o livro, era legítimo isso. Mas, em lado algum, no livro isso é esclarecido ou dito. Aliás, a biografia que surge na badana é do apresentador e de mais ninguém. Senti-me defraudada.

Depois, o texto é fraco. As piadas são muito sem graça, básicas.

Talvez seja só mesmo engraçado para miúdos, que o lêem, pouco ou nada aprendem e esquecem o livro.

Achei-o muito fraco mesmo que para os mais novos.

Lamento ver num livro destes uma capa dura. Há por aí tantos livros que a mereciam e não a têm.

Classificação:

- Escrita: 4

- História: 3

- Revisão do texto: 9

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 4

Total: 5.8

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Zero a oito editora

Sinopse

O Diário do Manzarra já está aí e promete uma barrigada de riso a quem ousar abrir as suas páginas. Lançado pela Zero a Oito a pensar num público juvenil, O Diário do Manzarra tem tudo aquilo que já fazia falta. Um humor ao estilo Manzarra, ilustrações de chorar a rir, muita animação e uma capa fabulosa. Com 1,80m de talento e 76 kg (toneladas) de graça, este tal de Manzarra não pára de supreender. Reflectindo a capacidade invulgar que o apresentador tem para se rir de si próprio, O Diário do Manzarra promete inundar o Natal de boa disposição e fazer as delícias de Portugal e arredores.

Destaque
bottom of page