top of page

Opinião: "A sereia Mánima e os seus sapatos vermelhos", Celina Pereira

  • 20 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

"A sereia Mánima e os seus sapatos vermelhos"

de Celina Pereira

Boa tarde leitores,

Mais uma opinião hoje. Falo de "A sereia Mánima e os seus sapatos vermelhos", um livro que me foi enviado pela editora aquando da celebração desta nova parceria.

Já tinha visto a capa e partilhado no facebook, mas não fazia ideia do que implicava ler este livro. Quando abri o embrulho e agarrei no livro fiquei muito contente com o que vi. Além de uma sereia muito apelativa visualmente o livro que se me apresentava era, e é, fora do habitual.

Quero com isto dizer que, o livro de Celina Pereira se apresenta em folhas A4, encadernadas e com junção em espiral (as argolas). Porquê, perguntam vocês. E bem. Para quem, como eu, já havia visto estes livros, sabe porque são assim. Agora para quem não os conhece será uma surpresa. Mas ficarão agora a saber o seu fundamento e numa próxima estarão alerta.

Estes livros apresentam esta fisionomia pois são escritos em Braille - para invisuais. Não esperava, não tinha tido atenção a esse pormenor ao ver a capa nas redes sociais.

Mas tê-lo na mão e perceber tudo aquilo que este conto encerra e simboliza deixou-me muito agradada.

Temos, como disse, um conto de uma sereia que quer ir a um baile. O problema é ter de usar uns sapatos vermelhos, mas a união de todos os seus pares faz com que esse problema seja contornado e resolvido.

É um conto simples e muito apelativo para os mais novos, com ilustrações muito bem conseguidas.

Mas este livro não é "só" braille. Vem escrito em português e nas páginas que vamos lendo está impresso o braille, ou seja, temos sempre contacto com essa escrita e isso também desperta a nossa curiosidade. Além de estar escrito em português e braille está também escrito em crioulo.

O que me deixou mais feliz neste livro foi o facto de ser tão inclusivo. Posso dizer sem sombra de dúvida que foi a primeira vez que me enviaram um trabalho assim e que é muito importante que os autores e escritores não se esqueçam de apostar neste tipo de impressão e escrita, pois todas as pessoas, independentemente da sua condição/ dificuldade, deverão ter acesso aos livros e às histórias.

Felizmente há cada vez mais instituições preocupadas com estas questões, como é o caso do IPL - Instituto Politécnico de Leiria que já inclui braille em muitos dos documentos, folhetos, etc que circulam por Leiria - seja de monumentos ou do próprio IPL (vejam aqui: IPL). E também a Biblioteca Municipal de Leiria tem beneficiado, e sou testemunha, pois conta com uma larga estante com livros escritos em braille.

Gostei muito deste livro da Editorial Novembro. Não poderíamos ter começado da melhor maneira.

Classificação:

- Escrita: 9

- História: 9

- Revisão do texto: 10

- Complexidade: 10

- Trabalho gráfico: 10

Total: 9,6

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Editorial Novembro

Sinopse

Este conto do maravilhoso e do encanto conduz-nos a um mundo em que todos os seres se relacionam e convivem, decidem em conjunto e festejam. Um mundo onde os homens da terra e os seres do mar, juntos, programam o baile para agradecer a chuva que caiu em abundância nas Ilhas

 
 
 

Comentários


Destaque

Aviso!

Os textos aqui publicados são meramente opiniões/comentários próprios e subjectivos, não podendo ser vinculados a qualquer outra pessoa.

Os textos/excertos/citações estão conforme e respeitando o Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos (DL.63/85 de 14 de Março, alterado pela Lei n.º 16/2008, de 1 de Abril), respeitando, portanto, o disposto nos art.º75º, n.º2, al.g) e art.º76º,n.º1,al.a) dos referidos diplomas.

 

O presente Blogue não emprega o novo acordo ortográfico.

  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
bottom of page