top of page

Opinião: "A incredulidade do Padre Brown" de G. K. Chesterton


"A incredulidade do Padre Brown"

de G. K. Chesterton

Bom dia leitores, hoje venho falar da minha experiência na leitura do primeiro volume da saga de Father Brown/ Padre Brown.

Tenho acompanhado a série na televisão e tenho gostado - espero que passem a temporada 6 -, mas ainda não tinha lido os livros. Aliás, só soube que a série era inspirada em livros muito depois de a ter começado a ver.

Quem ainda não conhece a série ou os livros bastará imaginar as paisagem britânicas, um padre de sotaina, chapéu, guarda-chuva e a sua fiel bicicleta. Um padre que foge ao tradicional e que adora desvendar crimes e mistérios. Estando sempre no sítio certo à hora certa.

São histórias muito ao estilo de Agatha Christie, sem sangue, muito mistério e soluções extraordinárias.

Assim, depois de 5 temporadas de Padre Brown, li o primeiro volume dos livros. Pensei que fossem histórias grandes mas não, afinal, cada livro contém vários episódios. Este primeiro apresenta oito histórias, oito crimes resolvidos pelo padre Brown.

Devo confessar que ainda não estou rendida à escrita do autor. Pela primeira vez prefiro, não o filme, mas a série ao livro. A série está composta por alguns amigos do padre que o vão ajudando e que trazem carisma às histórias, são elas Sid, Mtrs. MacCartney, Boney, Lady Felicia, e o inspector.

Não sei se isso se vai reflectir de alguma forma nos próximos volumes. Mas espero que sim. No livro, durante a leitura, ainda não senti empatia pelo Padre. Contrariamente ao que sucede com a série.

Também não posso esquecer que os livros têm mais de trinta anos e que são britânicos, tudo isso dá aquele toque conservador.

No entanto, irei descobrir mais nos próximos volumes e ficarei a saber se algo vai mudar.

Não fiquei fã, mas não desgostei. Gosto sempre de um bom mistério.

Classificação:

- Escrita: 7

- História: 8

- Revisão do texto: 9

- Complexidade: 8

- Trabalho gráfico: 7

Total: 7,8

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Edições Europa América

Sinopse

Magistral criação do escritor G. K. Chesterton, com a sua figura atarracada e rosto de querubim. O Padre Brown resolve situações que confundem toda a gente, excepto ele próprio e a sua sabedoria ingénua. O Padre Brown investiga o seu próprio assassínio no primeiro de oito invulgares casos que prendem a atenção do leitor até ao fim.

Destaque
bottom of page