Opinião: "Charlatães" de Robin Cook
"Charlatães"
de Robin Cook
Boa tarde leitores, hoje trago a apinião desde livro de Robin Cook. Nunca antes tinha lido algo do autor, embora tenho outro livro dele perdido na estante.
Este livro veio ter-me à mãos por sugestão da editora, quando o lançou, e cedeu-mo gentilmente com a promessa de dar a minha opinião sincera, como habitualmente.
E devo dizer que adorei o livro. Nunca me tinha perdido num thriller médico e gostei bastante.
A escrita do autor é muito entusiasmante e prende-nos a cada segundo. Não me esqueço que as primeiras quarenta páginas me deixaram sem fôlego. Estamos sem no seio hospitalar na zona dos blocos operatórios e a azáfama na luta pela vida dos doentes não nos deixa relaxar.
Agora juntem a isto mortes misteriosas e um médico a investigá-las. Muito bom.
Noah, o médico interno, e personagem principal tem a difícil tarefa de lidar com egos de médicos especialistas, investigar mortes hospitalares e colocar em causa as competências de colegas.
Ava, médica anestesiologista, vê-se a braços com três mortes aparentemente causadas pela sua conduta. Mas algo na vida académica de Ava intriga Noah.
Tanto assim é, que o médico interno tudo fará para investigar, e isso, poderá levar à morte de mais pessoas.
Gostei bastante deste livro e li-o rapidamente. Uma boa aposta. Foge aos thrillers habituais. Não há aqui policias nem investigadores privados. Não, o investigador é um médico que arrisca a sua carreira em ascensão para perceber o porquê das mortes dos pacientes.
Gostei da abordagem do autor às vidas paralelas e escondidas nas redes sociais, pois nem toda a gente é o que parece neste livro.
O enredo tem tudo para dar certo, mistério, suspense, romance, perseguições, mortes, enfim... só bons ingredientes. Experimentem!
Classificação:
- Escrita: 10
- História: 10
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 10
- Trabalho gráfico: 9
Total: 9,78
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Bertrand Editora
Sinopse
Célebre pelos seus avanços na medicina, o hospital universitário de Boston tem diversas «salas de operações híbridas do futuro». Os tratamentos são mais bem-sucedidos e os riscos muito reduzidos. É por isso um choque quando um erro de anestesia durante uma operação de rotina resulta na morte do paciente. O Dr. Noah suspeita de William Mason, um cirurgião de renome internacional, narcisista e snobe. Mas Mason põe todas as culpas na anestesista Ava London. Quando começam a surgir mais mortes associadas a erros nas anestesias, Noah é obrigado a investigar todo o seu pessoal médico, incluindo Ava, que pode muito bem não ser quem parecia ser. Mas, sobretudo, é preciso descobrir o culpado antes que mais mortes sucedam.