Opinião: "Os dialetos do amor" de Rodêncio Morais
- Livros de Vidro
- 19 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
"Os dialetos do amor"
de Rodêncio Morais
Boa tarde leitores, trago uma nova opinião hoje. Falo de um livro de uma editora jovem no mercado, a Filletras, muito direccionada para a publicação de autores dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).
Este foi o primeiro livro que li desta editora e de um autor dos PALOP, pelo que, tinha muita curiosidade para saber o que me esperava.
Quando recebi o livro pensava que se tratava de um livro de poesia, no entanto, quando o comecei a ler enquadrei-o na prosa poética.
É inegável o espírito que está à volta deste livro, ou seja, há toda uma aura africana inegável. É quase palpável. Quando li o livro parecia que sentia os cheiros e cores daquele continente que ainda não consegui visitar.
A capa tem as cores indicadas, cores quentes, que ajudam na envolvência do que estamos a ler. Em concreto, no que respeita ao texto em si, devo dizer que a prosa poética (e a poesia, já sabem) não é o meu género literário de eleição, no entanto, predispus-me a ler este livro de mente aberta, são praticamente 66 páginas quentes. Digo quentes pois o autor escreve e descreve muito (de forma poética e elaborada) as relações carnais do casal.
É curioso como através da escrita nos transmite muito a intensidade do povo africano. Aquele calor e intensidade que não se costuma sentir na escrita europeia e americana. Achei isso muito curioso.
Mas não é só de relações entre duas pessoas que fala este livro, também encontramos textos da relação entre o homem (suponho que o autor) e a sua terra amada.
Destaco o texto intitulado "O feitiço dela", foi aquele de que mais gostei.
Devo destacar o trabalho gráfico do livro, principalmente o interior. Gostei. Cuidado e diferente.
Foi um livro agradável de ler, embora esteja longe de ser o meu género literário.
Para quem goste de prosa poética e queira conhecer o autor, não perca este livro. Certamente ficará com calores. :)
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 8
- Revisão do texto: 8,9
- Complexidade: 8
- Trabalho gráfico: 10
Total: 8,58
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Filletras Editora

Sinopse
Prosa poética
Bình luận