Opinião: "Os dialetos do amor" de Rodêncio Morais
"Os dialetos do amor"
de Rodêncio Morais
Boa tarde leitores, trago uma nova opinião hoje. Falo de um livro de uma editora jovem no mercado, a Filletras, muito direccionada para a publicação de autores dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).
Este foi o primeiro livro que li desta editora e de um autor dos PALOP, pelo que, tinha muita curiosidade para saber o que me esperava.
Quando recebi o livro pensava que se tratava de um livro de poesia, no entanto, quando o comecei a ler enquadrei-o na prosa poética.
É inegável o espírito que está à volta deste livro, ou seja, há toda uma aura africana inegável. É quase palpável. Quando li o livro parecia que sentia os cheiros e cores daquele continente que ainda não consegui visitar.
A capa tem as cores indicadas, cores quentes, que ajudam na envolvência do que estamos a ler. Em concreto, no que respeita ao texto em si, devo dizer que a prosa poética (e a poesia, já sabem) não é o meu género literário de eleição, no entanto, predispus-me a ler este livro de mente aberta, são praticamente 66 páginas quentes. Digo quentes pois o autor escreve e descreve muito (de forma poética e elaborada) as relações carnais do casal.
É curioso como através da escrita nos transmite muito a intensidade do povo africano. Aquele calor e intensidade que não se costuma sentir na escrita europeia e americana. Achei isso muito curioso.
Mas não é só de relações entre duas pessoas que fala este livro, também encontramos textos da relação entre o homem (suponho que o autor) e a sua terra amada.
Destaco o texto intitulado "O feitiço dela", foi aquele de que mais gostei.
Devo destacar o trabalho gráfico do livro, principalmente o interior. Gostei. Cuidado e diferente.
Foi um livro agradável de ler, embora esteja longe de ser o meu género literário.
Para quem goste de prosa poética e queira conhecer o autor, não perca este livro. Certamente ficará com calores. :)
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 8
- Revisão do texto: 8,9
- Complexidade: 8
- Trabalho gráfico: 10
Total: 8,58
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Filletras Editora
Sinopse
Prosa poética