top of page

Opinião: "O caso das garras do gorila" de Erle Stanley Gardner


"O caso das garras do gorila"

de Erle Stanley Gardner

Boa tarde leitores, trago nova opinião.

Li este livro em pouco mais de 3 dias. Um livro já velhote, das antigas colecções vampiro da Livros do Brasil. Muitos destes meninos encontram-se apenas em feiras e alfarrabistas, embora a Livros do Brasil esteja agora a fazer novas edições. diferença entre os velhos e os novos? O preço e, obviamente, a qualidade - os mais antigos já estão amarelados e as letras, em alguns, sumidas.

Este livro penso que o trouxe da cabine de leitura Trokaquiosque de Leiria. Mas já não tenho a certeza, pois já tenho vários volumes desta colecção. Sempre que vou a uma feira de velharias acabo por trazer vários.

O que dizer da história? Que não desilude. O bom e velho estilo de mistério e policial. Gosto de ler estes livros pois os escritores destas épocas, por exemplo, anos 50 do séc. XX, tinham uma forma de escrever policiais tão inteligente, tão limpa e misteriosa que é um regalo para os amantes de policiais.

Neste livro, temos um advogado e a sua secretária que se vêm a braços com um estranho caso. Caso esse que só lhes aparece por força da compra, por parte do advogado, de uma caixa com diários de uma jovem que se supõem ter-se suicidado, atirando-se borda fora de um iate.

Ora, muito mistério se levanta em torno disto pois o patrão da jovem, homem milionário, mostra interesse em adquirir os diários. Não só isto como surgem um conjunto de factores que levam o nosso advogado a não querer desfazer-se da caixa e a suspeitar das linhas e condições da morte daquela jovem.

Veja-se ainda que, neste caso, o milionário é ainda excêntrico, criando gorilas na sua mansão, nos quais pratica a técnica do hipnotismo, querendo provar que os mesmos poderão ser levados a praticar crimes.

Temos aqui os ingredientes para uma trama muito interessante. Gostei de a ler.

Os mistérios que surgiram e que acabaram resolvidos foram criados de uma forma inteligente. Encontramos aqui uma escrita leve e muito fácil de acompanhar.

Só tenho pena que a dada altura as letras do livro já se tivessem a dissipar, mas nada que me tenha impedido de conseguir. Ler.

Deixo a nota, este livro ainda não está reeditado.

Apostem nestes livros se gostam de policiais!

Classificação:

- Escrita: 9,8

- História: 9

- Revisão do texto: 9

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 8,6

Total: 9,08

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Livros do Brasil

Sinopse

Pode um gorila ser hipnotizado para cometer um homicídio?

Destaque
bottom of page