top of page

Opinião: "O pequeno livro dos grandes insultos" de Manuel Fonseca


"O pequeno livro dos grandes insultos"

de Manuel Fonseca

Boa tarde leitores, trago-vos hoje outra opinião, falo de um livro sobre os insultos portugueses.

Não é um romance, nem uma enciclopédia. Trata-se antes sim, de um apanhado dos mais variados tipos de insultos utilizados em Portugal do Norte ao Sul do país.

Sinceramente, esperava algo mais. É um livro com muito cariz sexual.

Para ler de uma assentada não é o ideal. Eu acabei por ir lendo uma página por dia. Pareceu-me um livro mais indicado para uma prenda divertida para um amigo, um jantar de amigos ou mesmo para pesquisa.

Torna-se algo repetitivo nos exemplos dados, algumas passagens parecem forçadas. Não me entusiasmou, principalmente o primeiro capítulo. Embora a segunda parte melhore.

Não fiquei fã, mas também não é o meu género de leitura.

Classificação:

- Escrita: 7

- História: 6

- Revisão do texto: 10

- Complexidade: 10

- Trabalho gráfico: 6

Total: 7,8

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Guerra e paz

Sinopse

Avisam-se os amantes de linguagem extremamente ofensiva que este livro inclui frases de elevado requinte literário. O palavrão é o destemido herói que visita, sem inibições morais, as mais proibidas e sagradas fendas, colinas, picos, matas, dunas e enseadas do corpo humano. O palavrão tira-nos do sério ao pôr em causa a paternidade e a maternidade. O palavrão espatifa todos os tabus. Com sensibilidade, elegância e bom-senso, este é o livro que junta os mais impressionantes palavrões da língua portuguesa. Tratados com humor, estão aqui os grandes insultos, aqueles que, de vez em quando, usamos para ferir de morte alguém. E estão aqui as lengalengas brejeiras, como a que começa em «Abreu» e termina em «lá vou eu», e estão as expressões chulas, mas já idiomáticas, que conquistaram um lugar na nossa língua, e estão também os insultos americanos, chineses, catalães ou mesmo finlandeses. Uma viagem arrojada à montanha-russa dos insultos. Um livro que não se deseja aos piores inimigos.

Destaque
bottom of page