top of page

Opinião: "O Acordo" de Militza Fangueiro


"O Acordo"

de Militza Fangueiro

Bom dia leitores, hoje trago a minha opinião deste primeiro volume de "Quando os sonhos nos atraiçoam" - O Acordo -, de Militza Fangueiro.

Fui contactada pela autora há cerca de um ano, no e-mail que me endereçou apresentou-me o seu primeiro livro desta trilogia e, simpaticamente, remeteu-me um exemplar. Como sabem, tenho muitos livros nestas circunstâncias, e eu sou só uma, por isso, só agora os papelinhos o trouxeram às minhas mãos para o ler. E penso que não poderia ter sido em melhor altura, isto porque, acompanhou-me numa relaxantes férias.

O livro, desde que o recebi, despertou-me curiosidade, a sinopse era interessante e a conjugação com a capa despertou-me curiosidade. Mas algo me assustou, o tamanho do livro. Sim, não só o facto de ter quase 500 páginas, mas as medidas do próprio livro, pois é mais largo que os formatos habituais, o que faz dele um livro enorme para transportar. Mas nada é impossível.

Li o livro rapidamente. Mais rápido o teria lido se tivesse passado as férias em casa, o que não sucedeu, pelo que, demorei cerca de cinco dias a lê-lo.

Não quero adiantar muito mais do que diz a sinopse por isso, posso apenas dizer que nesta história ficamos a conhecer Beatriz, uma médica na fase de especialidade, que terminou um relacionamento com um namorado que a traía com a sua melhor amiga. Este facto, aliado ao desejo de tirar uma especialidade médica que não tinha possibilidade de tirar em Portugal leva-a a aceitar um acordo com um desconhecido, Diego, um espanhol, rico e mulherengo.

Diego não acredita no amor e nunca amou ninguém.

Beatriz, é sensível e aceita o acordo, muito rentável, que lhe permitirá concretizar o seu sonho de se tornar médica de urgência hospitalar.

Diego e Beatriz conhecem-se. E tudo muda.

Posso dizer que é um livro muito intenso. Durante toda a leitura estive com uma sensação de ansiedade e de não conseguir largar a leitura. Queria avançar e saber o que ia acontecer em seguida. Acho que não sentia esta viciação por um livro há algum tempo.

A história tem sempre coisas a acontecer, parece uma telenovela autêntica, mas daquelas que queremos seguir e quase não aguentamos por esperar pelo próximo episódio.

Há de tudo, intriga, paixão, amores e desamores, raiva, vingança... tudo.

Um livro sem tempos mortos.

Confesso que Diego chega a um ponto que me apetecia dar-lhe dois estalos. E chegava a ter vontade de agarrar Beatriz pelos ombros e abaná-la. Sabem, aquele livro que nos faz ter vontade de entrar dentro da história e ir lá dizer das boas às personagens. Muito bom. Há anos que não me acontecia.

E o final... bem... uma coisa... quando pensamos que já sabemos o que vai acontecer... algo mais acontece. Quase fiquei raivosa por não ter o segundo volume para continuar. Felizmente, já o tenho. E é certo que muito em breve vou pegar nele para continuar esta história.

Sem dúvida que foi um 1º volume muito intenso. O segundo, já tem cerca de 300 página, pelo que, se prevê uma leitura mais rápida ainda, fica a questão, será que o ritmo se mantém?

Mas nem tudo foi fantástico, penso que há um ponto ou outro que poderia ser melhorado. Sem dúvida que a história teria beneficiado grandemente se tivesse tido uma boa revisão e uma orientação junto da autora que a ajudasse a limar determinadas coisas. Por exemplo, esta história tem um lado erótico/ sensual muito marcado, mas que chega a ser demais, a um determinado momento quase que apetece saltar linhas e passar logo para o momento seguinte. Repetem-se muito. E não seria necessário tanta repetição desses momentos.

Mas são questões que o resto da trama suplantam e que não lhe retiraram valor.

Foi a minha estreia com a autora e gostei do que li.

Para pessoas românticas, leiam e sentirão o coração acelerar.

Classificação:

- Escrita: 9

- História: 10

- Revisão do texto: 7,5

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 9

Total: 8,9

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Capital Books

Sinopse

Beatriz é uma jovem médica, companheira e divertida, que sonha dedicar a sua profissão aos mais necessitados, através dos Médicos sem Fronteiras. No entanto, encontra-se numa fase conturbada da sua vida, ao ver-se confrontada com uma especialidade que não a realiza, um namorado infiel e uma mãe ditadora e egocêntrica. Mas, tudo pode mudar, quando a sua melhor amiga lhe propõe um contrato de trabalho deveras invulgar e ousado.

Destaque
bottom of page