Opinião: "Caçadores de cabeças" de Jo Nesbo
"Caçadores de cabeças"
de Jo Nesbo
Olá leitores.
Hoje venho falar deste livro, a minha estreia com o escritor Jo Nesbo. Pois é, este escritor norueguês tem já vários livros escritos e publicados mas só agora me aventurei com ele.
Já tinha este livro há algum tempo e finalmente peguei nele. Estava à espera de um livro intenso e talvez com uma vertente de thriller, talvez pela capa, no entanto, não foi bem isso que encontrei.
Nesta história temos um homem apelidado de "caçador de cabeças" que mais não é do que um caça talentos do seio empresarial e político. Roger procura para os seus clientes a pessoa certa para determinados cargos e é o mais bem sucedido caçador de cabeças, sendo que todos aqueles que ele indicam ocupam os lugares.
À parte esta profissão, Roger é ainda ladrão de arte, tudo por conta do estilo de vida caríssimo que faz e que quase não consegue sustentar. Além de que, compensa materialmente a esposa pelo facto de não lhe querer dar o filho que ela tanto deseja.
E é com base nisto que os acontecimentos se precipitam. No seio das suas relações familiares e profissionais surge o candidato perfeito para o lugar ideal. Roger entrevista-o e a sua vida muda. Clas Greve, o candidato, é muito mais do que aparenta.
Nesta trama temos uma história que se vai desenrolando com vários acontecimentos, com perseguição, amores e desamores, mortes e intriga.
Devo dizer que até quase ao fim o livro não me estava a encantar por aí além. Parecia-me mais um dentro do género, em que tudo parecia encaixar e conduzir ao desfecho inevitável. Mas não, o final foi tudo menos o que estava à espera e fez com que no fim ponderasse o livro todo de outra forma. Fez-me pensar: "ahhhh, afinal....."
A reviravolta final foi boa, e salvou o resto do livro.
Não achei um livro carregado enquanto thriller, ou seja, com aquela carga pesada que estes géneros normalmente têm. Isto porque, o autor escreve de uma forma que torna leve, roçando às vezes o tom da piada.
É um livro simpático, embora não tenha ficado ainda fã da escrita, não ponho de lado a possibilidade de ler mais livros do autor.
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 9
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 6
Total: 8,38
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Dom Quixote
Sinopse:
Roger Brown é um vilão sedutor, um homem que parece ter tudo: é o caçador de cabeças mais bem-sucedido da Noruega - procura e seleciona altos quadros para as maiores empresas - , casado com uma elegante galerista e proprietário de uma casa luxuosa. Mas, por detrás desta fachada de sucesso, Roger Brown gasta mais do que pode e dedica-se ao perigoso jogo do roubo de obras de arte. Na inauguração de uma galeria, a mulher, Diana, apresenta-o ao holandês Clas Greve e Roger percebe imediatamente que não pode deixar escapar aquela oportunidade. Clas Greve não é apenas o candidato perfeito ao cargo de diretor-geral que ele tem de recrutar para a empresa Pathfinder, como ainda tem em seu poder o famoso quadro de Rubens, A Caça ao Javali de Caledónia. Roger identifica aqui a possibilidade de se tornar financeiramente independente e começa a planear o seu maior golpe de sempre. Mas depressa se vê em apuros - e desta vez não são financeiros. Em Caçadores de Cabeças, Jo Nesbo envolve-nos numa conspiração explosiva nos meandros da elite industrial e financeira, que culmina no submundo de assassinos contratados e vigaristas. Uma sucessão de homicídios surpreendentes, perseguições e fugas espetaculares, capazes de prender até à última página o mais exigente dos leitores.