top of page

Opinião: "Blasfémia" de Douglas Preston


"Blasfémia"

de Douglas Preston

Olá leitores.

Hoje trago a opinião deste "Blasfémia". Já li livros deste escritor, principalmente escritos em conjunto com Lincoln Child.

Apanhei este livro e outros dos autores na feira do livro de 2018. Estavam ao belo preço de €5, pelo que, não resisti.

Peguei neste livro de Preston e a sinopse prometia uma história com os ingredientes certos, religião vs ciência. A discussão parecia ser inevitável.

Nesta trama temos uma super máquina concebida pelos EUA para chegar à origem do universo e replicar o Big Bang. Temos vários cientistas com histórias de vida difíceis e um "agente infiltrado" que tem de perceber o que se passa com a máquina e porque é que não foram apresentados resultados.

Ao mesmo tempo existem pregadores religiosos a colocar em causa a máquina "Isabela" e o seu fim. O que gera revolta junto dos crentes e da população local.

Digo-vos que é um livro interessante pelo tema que aborda e faz-nos equacionar sobre muita coisa que anda por aí e o "poder" que a ciência tem e a forma como facilmente que influenciam massas com base em crenças. Ao mesmo tempo, o poder da internet é aqui explorado de uma forma muito bem conseguida.

No entanto, quase perto do fim, o livro tornou-se cansativo. Acho que o autor exagerou numas determinadas partes, não posso dizer porquê, pois estragaria a história. Acho que ficou ali com palha a mais.

Apesar do tema interessante, não é um livro fácil, é explicativo e conta com conceitos físicos e técnicos.

Gostei, mas não é o melhor do autor.

Classificação:

- Escrita: 8

- História: 7

- Revisão do texto: 9

- Complexidade: 7

- Trabalho gráfico: 8

Total: 7,8

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Edições Saída de Emergência

Sinopse:

O maior supercolisionador do mundo, encerrado numa montanha no Arizona, foi construído para revelar os segredos do momento da criação: o próprio Big Bang. O Torus é a máquina mais cara jamais criada pela Humanidade, gerida pelo computador mais poderoso do mundo,uma invenção do cientista Nobel, North Hazelius. Será o Torus capaz de divulgar os mistérios da criação do universo? Ou irá, de acordo com algumas previsões, sugar a Terra para um buraco negro? Poderá também ser uma tentativa satânica, como alguns televangelistas clamam, de desafiar o Deus Todo-Poderoso no próprio trono divino? Sob a liderança de Hazelius, doze cientistas são enviados à montanha remota para ativar a máquina, e aquilo que descobrirem deverá ser mantido secreto a todo o custo. Wyman Ford, ex-monge e agente da CIA, tem a missão de descobrir o segredo, um segredo que irá destruir o mundo... ou salvá-lo. A contagem decrescente começou...

Destaque
bottom of page