top of page

Opinião: "Diz-lhe que não" de Helena Magalhães


"Diz-lhe que não"

de Helena Magalhães

Boa tarde leitores. Hoje falo do primeiro livro de Helena Magalhães, talvez a conheçam pelo seu instagram "hmbookgang", se não conhecem procurem e sigam. ;)

Este livro foi-me simpaticamente enviado pela Esfera dos Livros e há já algum tempo que estava para o ler.

Não sabia muito bem o que esperar mas posso-vos dizer que é um livro fácil de ler e com uma escrita muito fluída.

No essencial este livro é um género de apanhado de crónicas em que cada capítulo tem o nome de uma situação ou alcunha dada a um rapaz. Pois, este livro é sobre rapazes, ou melhor, sobre o facto de não termos de estar agarradas à ideia de amor e obrigadas a estar/viver com alguém. Penso que a primeira e principal ideia que se retira é que, antes de mais, devemos gostar de nós próprias.

Mas depois, este livro é mais do que isso, é um relato de situações vividas pela autora e por amigas desta na sua busca pelo amor e pelo homem perfeito. É claro, os ingredientes estão lá e os dados estão lançados para a confusão.

Há encontros, desencontros, traições, homens casados, dotados e os nem por isso, enfim, uma panóplia de peripécias.

Devo dizer que cheguei a pensar se estas situações ocorreram na realidade, pois algumas são irreais, ou pelo menos parecem.

Apesar de não ser o meu género de leitura e não me ter deixado entusiasmada por aí além, é um facto que o livro se lê bem, é rápido e simples.

Talvez não me tenha dito muito pois, não me sucedeu nenhuma daquelas peripécias, talvez se, alguma leitora estiver farta de procurar o homem certo, sem sucesso, vá identificar-se plenamente com o livro e rir-se bastante. A leitora que também tenha passado por isso e tenha acabo por encontrar o seu par, também poderá ler e passar uns belos momentos.

O facto de estar bem resolvida nessa matéria há muito tempo não me permite desfrutar do livro com aquele toque de: sei bem do que falas!

E talvez seja isso que me falta para desfrutar ao máximo o que a Helena escreveu.

Entretanto, a autora já lançou um novo livro, e este é um romance para jovens. Tenho ouvido falar bem dele e, talvez, o venha a experimentar. :)

Classificação:

- Escrita: 8

- História: 7

- Revisão do texto: 9,9

- Complexidade: 10

- Trabalho gráfico: 8

Total: 8,58

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Esfera dos livros

Sinopse:

A jornalista Helena Magalhães, num registo irónico e actual, apresenta-nos um livro que nos faz reflectir sobre as relações amorosas nos dias de hoje em que as redes sociais marcam o ritmo e as juras de amor são feitas por Whatsapp, os «amo-te» vêm em forma de fotografia pelo Instagram ou que os ex-namorados e as ex-namoradas dos ex-namorados convivem alegremente no Facebook, assistindo à nossa vida como se de uma novela se tratasse.

Destaque
bottom of page