top of page

Opinião: "A firma", Martina Cole


"A firma"

de Martina Cole

Bom dia leitores,

Hoje trago uma nova opinião. Li mais um livro de Martina Cole. Com este "A firma" já são três os livros que li da autora, aqui no blogue tenho publicada a opinião de "Os intocáveis" (podem ler AQUI) e li também "Ruas escuras".

Posso dizer que é uma autora que tenho gostado de conhecer e tenho-me apercebido que tem muita inclinação por escrever livros policiais/thrillers/ criminais, mas da perspectiva dos criminosos, ou seja, as suas personagens principais são sempre criminosos.

Este "A firma" não foi diferente. Com uma escrita que me prendeu e me fez não querer largar este enredo, Cole mais uma vez traz uma trama que mexe connosco. Violenta, crua e sem papas na língua.

Assistimos à família Dooley, aparentemente perfeita e inserida no meio criminoso de Londres, no entanto, graças à filha mais nova começa a destruir-se. Imelda, uma jovem intempestiva, arrogante, destrutiva e sem escrúpulos tudo faz para levar a sua ideia avante quer isso custe a vida às pessoas à sua volta quer não.

Imelda engravida cedo e inesperadamente e a partir daí tudo muda, até para Jordana a criança que espera e que sofre desde mesmo antes de nascer. Este livro vai-se desenrolando à volta do crescimento de Jordana e da evolução da sua louca mãe Imelda.

À parte disso, Mary, mãe de Imelda e avó de Jordana tudo fará para manter a família à tona e para agarrar o negócio do marido no mundo do crime. Uma mulher que terá de fazer a gestão desse negócio, dessa firma, na escuridão, por detrás da figura de um homem, isto porque a trama se desenrola nos anos 70 londrinos.

Mais uma vez, Cole traz violência, droga e uma carga psicológica assinalável.

Gosto da escrita da autora, apesar de ser muito descritiva e os diálogos não serem muitos, Martina Cole consegue agarrar-nos ao livro e estamos sempre à espera do que vem a seguir. É uma pena ser cada vez mais difícil encontrar os seus livros.

Classificação:

- Escrita: 9

- História: 9

- Revisão do texto: 9,7

- Complexidade: 8

- Trabalho gráfico: 6

Total: 8,34

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Europress

Sinopse

Passado no East End de Londres, dos finais dos anos 70 até ao presente, A Firma fala de drogas, de prostituição e da luta de uma jovem pela sobrevivência - contra tudo e todos.

Destaque
bottom of page